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Longe de ser item secundário, o sistema de monitoração, também conhecido como sistema de retorno, tem extrema importância no resultado sonoro do salão como um todo, pois podemos atenuar, mas não eliminar por completo, o vazamento de som desse sistema para o público. Partindo desse pressuposto, vamos analisar alguns sistemas de monitoração: individual, coletivo e misto.
Sistema de monitoração individual
Motivadas pela necessidade de redução no volume geral empregado nas reuniões, muitos tem investido na aquisição de sistemas de monitoração individual para músicos e cantores. Além de permitir a redução do volume geral na frente, esse sistema permite que os ocupantes do palco ouçam de forma mais clara seus próprios instrumentos e/ou vozes, ajustando o volume de acordo com o gosto pessoal, e com uma qualidade muito superior a oferecida pelas
tradicionais “caixas de retorno”. E o custo já não é mais tão proibitivo como antigamente, já que, como alternativa aos caros sistemas sem fio, |
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hoje temos no mercado bons sistemas de monitoramento individual com fio, inclusive de fabricação nacional, com preços muito mais acessíveis, facilidade de operação e ótima qualidade de som. |
Sistema de monitoração coletiva (tradicional)
Neste sistema, já muito conhecido de todos os profissionais do áudio, distribuímos caixas de monitor sobre o palco, em posições estratégicas. Esse sistema tem como vantagem, em relação ao anterior, dar maior liberdade de movimentação à músicos e cantores, mas suas desvantagens também são conhecidas: altos níveis de sinal (volume), microfonia frequente, vazamento do som para o público, entre outros.
Para tentar amenizar esses problemas, existem alguns cuidados que precisam ser tomados:
Cuidado com o volume excessivo – trabalhe na conscientização dos músicos e cantores, buscando evitar altos níveis de volume dos retornos que prejudiquem a qualidade de som no lado do público.
Cuidado com a posição dos retornos em relação aos microfones – evite situações constrangedoras com microfonia. Lembre-se que microfones com padrão polar cardióide devem estar sempre de costas para os falantes do monitor .
Já nos casos de microfones supercardióides, é necessário que se posicione os monitores de forma perpendicular, buscando sempre a zona de cancelamento dos mesmos. |
Posicione corretamente os amplificadores (cubos) dos instrumentos – Eles foram concebidos para ajudar a compor o som dos instrumentos e/ou servir de monitoração individual apenas do músico que o está usando,
e não para propagar o som para todo o ambiente ou mesmo para os demais membros do grupo musical. Justamente por isso, mantenha-o com volume razoavelmente baixo, de costas ou, no máximo, de lado para o público.
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Sistema Misto
Neste sistema, mesclamos monitores individuais e monitores coletivos (caixas de retorno). Geralmente empregamos monitoramento individual para músicos, abolindo cubos/amplificadores e também suas caixas de retorno, que são usadas apenas para os cantores. Esse sistema apresenta bons resultados, pois possibilita uma redução razoável do volume sobre o palco. Em alguns casos, nos quais as equipes de música posicionam os back-vocals em local fixo, podemos usar monitoração individual para estes também, deixando apenas um par de caixas de retorno/monitor coletivo para atender a uma parte do palco. Os resultados são ainda melhores.
Na sua igreja é possível que, ao mudar a configuração de seu sistema de monitoração, você poderá enfrentar resistência de músicos e cantores, algo até certo ponto natural. O importante é deixar um canal sempre aberto para o diálogo, e procurar lembrar a todos os componentes do ministério de música que este existe para servir à igreja.
Frente a essa afirmação, devemos buscar sempre o melhor resultado sonoro para o público, mesmo que isso signifique pequenos sacrifícios por parte dos músicos e cantores, como a redução do volume e até a privação de alguns recursos em prol de um som de qualidade e com volume agradável para todos, afinal, “a fé vem pelo ouvir”. E “ouvir” é mais do que simplesmente “escutar”. Ouvir é “escutar e compreender” o que está sendo tocado, cantado e pregado. Lembre-se disso.
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